As montadoras General Motors (GM) e Hyundai impulsionaram o crescimento das vendas de veículos nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2025, num movimento atribuído à corrida dos consumidores para comprar antes da aplicação de tarifas sobre importações de automóveis.

Segundo dados divulgados por diversas montadoras, os três primeiros meses do ano registraram aumentos expressivos nas vendas. A GM teve um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Hyundai e sua afiliada Kia também reportaram altas superiores a 10%. Honda e Nissan, por sua vez, registraram aumentos acima de 5% nas vendas.

O cenário atual é diretamente influenciado pela decisão do presidente Donald Trump, que na semana passada confirmou a imposição de tarifas de 25% sobre veículos e peças automotivas importadas a partir de 3 de abril. Durante a campanha eleitoral do ano passado, Trump já havia sinalizado a intenção de aplicar tarifas sobre diversos bens, incluindo automóveis.

Especialistas do setor alertam que os custos adicionais causados pelas tarifas devem ser repassados aos consumidores. Como resultado, os preços dos veículos podem subir significativamente. Mesmo os carros montados nos EUA tendem a conter peças importadas, o que os torna igualmente vulneráveis ao impacto das tarifas. Em 2024, aproximadamente metade dos carros vendidos no país eram importados.

Apesar do crescimento expressivo para algumas montadoras, nem todas conseguiram bons resultados. A Toyota registrou apenas 1% de aumento nas vendas, enquanto a Ford teve queda de 1,3% após anunciar a descontinuação do modelo Edge SUV para este ano.

Março foi particularmente movimentado para o setor. A expectativa de aplicação das tarifas levou muitos consumidores a anteciparem suas compras. Analistas consultados pelo The Washington Post, no entanto, afirmam que, até o momento, a influência das tarifas nas vendas do setor foi limitada.

Jessica Caldwell, diretora de análises da Edmunds, acredita que a política comercial do governo teve um impacto moderado até agora, pois os detalhes sobre as tarifas só foram divulgados no fim de março. No entanto, ela prevê que abril e maio devem manter um ritmo de vendas aquecido, especialmente por conta dos estoques já importados disponíveis nas concessionárias.

“Se você pretende comprar um carro em breve, pode ser mais vantajoso antecipar a compra, já que ninguém sabe como os preços vão se comportar”, disse Caldwell. “Se você perceber que poderia ter economizado, provavelmente vai se arrepender.”

Sam Fiorani, vice-presidente de previsões da AutoForecast Solutions, sediada na Pensilvânia, também acredita que o forte desempenho em março pode pesar negativamente nos resultados de abril. Segundo ele, muitos americanos anteciparam suas visitas às concessionárias após a confirmação das tarifas.

Apesar disso, Fiorani projeta uma queda de 3% nas vendas de veículos ao longo de 2025, impulsionada pelo aumento de preços e pela redução de estoque — dois fatores que podem desestimular os compradores.

Mesmo veículos fabricados em território norte-americano, como o Chevy Traverse, devem ser impactados, já que parte de suas peças é proveniente do exterior. “Fabricantes e concessionárias não vão manter os preços se os custos subirem”, explicou Fiorani. “Com menos concorrência, todos terão margem para reajustar os valores.”

Para mitigar os efeitos das tarifas, GM e Hyundai informaram que estão expandindo a produção interna. A Hyundai destacou seu investimento de US$ 21 bilhões na construção de um “metaplant” próximo a Savannah, no estado da Geórgia.

“Nossa prioridade continua sendo a inovação e o atendimento à demanda dos consumidores. Estamos intensificando a produção local e aprimorando nossa cadeia de suprimentos para enfrentar as condições do mercado”, afirmou Randy Parker, CEO da Hyundai Motor North America.

Apesar dos alertas sobre uma possível desaceleração no segundo semestre — especialmente se os juros sobre financiamentos continuarem altos —, especialistas acreditam que, no curto prazo, o medo das tarifas pode impulsionar ainda mais o desempenho das montadoras tradicionais.

Um exemplo é o Chevrolet Trax, SUV fabricado fora dos EUA, que teve aumento de 57% nas vendas em relação ao trimestre anterior. Já os modelos elétricos da Chevrolet mais que dobraram suas vendas. Outros modelos que se destacaram incluem o Traverse, o Colorado e o GMC Canyon.

Caso o ritmo se mantenha, o setor automotivo pode alcançar resultados históricos antes que os impactos das tarifas se consolidem no mercado norte-americano.